Conceitos básicos de tipografia – Parte I
Tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente.
Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica que usa uma prensa de tipos móveis.
As fontes, ou famílias tipográficas, são classificadas da seguinte forma:
01. Medida
A medida é o comprimento de uma llinha escrita. Pra quem lê, linhas muito curtas ou muito longas podem ser chatas e cansativas, tornando fácil a perca de interesse pelo que se lê.
Uma medida longa quebra o ritmo da leitura, faz o leitor perder muito tempo se localizando na próxima linha do texto. Esse tipo de linha deve ser utilizada somente com textos pequenos. Para uma melhor leitura é recomendável que se utilize entre 40-80 caracteres, incluindo os espaços. Para uma coluna única, 65.
02. Espaçamento
O espaçamento é o espaço entre uma linha e outra no corpo de um texto longo. Um espaçamento correto facilita a leitura tornando mais confortável para o leitor seguir as linhas, além de melhorar a aparência do texto. Quanto maior a medida, maior o espaçamento. Uma boa regra é usar um espaçamento de 2-5pt maior que o tamanho da fonte, dependendo do tipo de fonte utilizado.
03. Aspas
As aspas devem ser colocadas na margem do corpo do texto. Se colocadas junto com o texto a margem esquerda será quebrada, fazendo com que o ritmo de leitura seja afetado. Quando colocadas na margem do corpo de texto mantém o alinhamento intacto.
No próximo post: Viúvas e órfãos, ênfase e ritmo vertical.
[…] Conceitos básicos de tipografia – Parte I – VinteUm […]